PERGUNTAS FREQUENTES

Qual o horário de atendimento da operadora?

Atendimento pessoal

De segunda a sexta-feira, das 07:00hs às 17:00hs, na sede da Cruz Azul Saúde.

Atendimento Telefônico

Todos os dias, 24 horas.

Quais os planos que podem utilizar a rede credenciada externa?

Somente os Planos Bronze, Prata, Ouro, Rubi e Diamante podem utilizar a Rede Credenciada Externa.

Os planos adaptados (Plenos A/B/C e PROCAM) poderão ser direcionados à rede externa quando o exame ou procedimento não puder ser realizado no Hospital Cruz Azul de São Paulo.

A autorização será efetivada por intermédio de Guia de Autorização expedida pela Cruz Azul Saúde.

O que devo fazer se tiver dificuldade para agendamento de consultas ou exames?

A Cruz Azul Saúde disponibiliza os telefones 0800 778 5000 e 3388 5000 (horário comercial) e e-mail sac@cruzazulsaude.com.br para auxiliar os Associados que tiverem dificuldade para agendamento de consultas ou exames em nossa rede credenciada. Portanto, em caso de necessidade, contate a CRUZ AZUL SAÚDE!

Quais são os exames que posso realizar sem guia de autorização da operadora?

Os principais exames que não precisam de Guia de Autorização são: análises clínicas, eletrocardiograma, ultrassonografia e raio x (sem contraste). Nestes casos, basta levar o pedido médico original, devidamente preenchido (nome do Associado, indicação médica, um exame por linha, carimbado e assinado pelo médico) juntamente com a sua credencial (carteirinha) e um documento oficial com foto.

É importante ligar antes para o prestador escolhido e verificar se há necessidade de algum preparo ou de agendamento de horário.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento (0800 778 5000 ou 3388 5000).

O pedido médico tem validade de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua emissão.

Como posso pedir a autorização de um exame ou procedimento?

A solicitação pode ser feita através do telefone (11)3388-5000 ou e-mail (guias@cruzazulsaude.com.br) contendo o pedido médico devidamente preenchido (nome do Associado, CID, HD, exames solicitados, carimbo, data e assinatura do médico solicitante), com o número da credencial (carteirinha), local de realização do exame ou procedimento e telefone de retorno. A autorização pode, também, ser obtida pessoalmente no seguinte endereço:

Sede

Rua Albuquerque Maranhão, 72, Cambuci
Tel.: (11) 3388-5000
Horário: 07:00hs às 17:00hs

Como posso pedir autorização para realizar uma internação eletiva cirúrgica ou clínica?

Comparecer à sede da operadora, Setor de Internação, na Rua Albuquerque Maranhão, 72, no horário comercial ou enviar e-mail para internacao@cruzazulsaude.com.br, com, no mínimo, 15 dias de antecedência da data agendada para a internação, munido do pedido médico devidamente preenchido (nome do Associado, CID, HD, nome/código do procedimento solicitado, carimbo, data e assinatura do médico solicitante), credencial (carteirinha) e um documento oficial com foto.

De que forma posso apresentar uma reclamação, sugestão, crítica ou elogio?

Pode ser mediante contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) disponível 24 horas, pelo telefone 0800 778 5000 ou 3388-5000, pelo e-mail sac@cruzazulsaude.com.br, pelo site www.cruzazulsaude.com.br (na página “fale conosco”) ou pessoalmente nos endereços acima mencionados.

Como posso acessar os serviços disponibilizados ao Associado no site da Cruz Azul Saúde?

Ao selecionar o serviço desejado através do menu “Serviços On-Line – Bebeficiários” será necessário informar um código, que é o número da sua credencial (carteirinha) seguido de dois zeros. Exemplo: 1234500. A senha solicitada corresponde aos cinco primeiros dígitos do CPF do titular do contrato, que pode ser alterada a qualquer momento pelo titular. Exemplo: 09876543234.

Caso não receba o boleto bancário para pagamento, o que devo fazer?

Caso não receber seu boleto até dois dias antes do vencimento, pode entrar em contato com o atendimento da Cruz Azul Saúde pelos telefones 0800 778 5000 e 3388 5000 ou e-mail sac@cruzazulsaude.com.br e solicitar uma nova emissão.

Os boletos bancários também podem ser impressos através do nosso site: www.cruzazulsaude.com.br, na aba “Serviços On-Line, Beneficiários, Emissão de segunda via de boleto”. Os procedimentos para acesso são os mesmos mencionados no item acima.

É importante verificar junto à instituição financeira onde mantém relacionamento se o seu CPF está cadastrado no DDA (Débito Direto Autorizado), pois, caso esteja, o título será disponibilizado através do sistema de seu Banco e o boleto não será entregue pelo correio. A operadora não tem participação e nem como intervir nesses casos.

Como posso obter o informe dos pagamentos para minha declaração de imposto de renda?

Os informes para imposto de renda podem ser impressos através do site www.cruzazulsaude.com.br no menu Serviços On Line, Beneficiários, Informe para Imposto de Renda. Os procedimentos para acesso são os mesmos mencionados acima.

Pode, ainda, entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente, pelos telefones 0800 778 5000 ou 3388 5000.

É possível alterar a data de vencimento da minha mensalidade?

Se o pagamento for através de boleto bancário é possível alterar a data de vencimento para os dias 05, 10, 15, 20 ou 25. Para isso, basta comparecer pessoalmente à sede da operadora ou entrar em contato pelos telefones 0800 778 5000 ou 3388 5000.

Para o pagamento realizado por intermédio de débito em conta corrente ou desconto em holerite, só é possível o vencimento para o 5º dia útil de cada mês.

Como faço para solicitar o cancelamento do contrato do plano de saúde?

Pode ser feito, pessoalmente, nos endereços da operadora, por intermédio do Titular do Contrato ou seu Representante Legal, ou, através de requerimento ou carta assinada, que pode ser enviada pelo Correio ou por –email, de forma digitalizada. Deixar de pagar a mensalidade não é a forma correta de exclusão do seu contrato, pois pode gerar pendências financeiras a serem cobradas pela operadora.