IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS – é a avaliação de desempenho das operadoras de planos de saúde que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

O IDSS é constituído por indicadores que compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor), distribuídos em quatro dimensões: 

1) Qualidade e Atenção à Saúde;

2) Garantia de Acesso;

3) Sustentabilidade de Mercado;

4) Gestão de Processo e Regulação.

O principal objetivo é demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.

Em 2018, ano base 2017, a CRUZ AZUL SAÚDE obteve a nota 0.6963, resultante da avaliação a seguir:

1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. Nessa avaliação, a Operadora obteve a nota 0,6876.

2- IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. Nesse item de avaliação, a Operadora obteve a nota 0,5805.

3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. Nesse monitoramento, a Operadora obteve a nota 0,7754.

4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. Nessa avaliação, a Operadora obteve a nota 0,8324.

Fonte: página eletrônica da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Disponível para consulta em:

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans