Cuide de sua postura
Sua saúde também depende de uma boa educação postural

Com o passar do tempo, vamos submetendo a nossa coluna a uma série de posturas inadequadas, esforços e impactos que são feitos sem nenhum tipo de cuidado, causando assim sérios problemas na coluna.

Os males da coluna podem ser evitados, mas para isso é necessário com que as pessoas se conscientizem de como preservá-la adequadamente. O problema é que muitas pessoas não conhecem o próprio corpo e como ele funciona, não conseguindo assim manter a saúde geral de todo o organismo.

Simples gestos como sentar, andar e até mesmo dirigir o carro podem representam a diferença em uma coluna saudável ou não e muitos dos danos ocorrem pelas pessoas insistirem na postura errada. Quanto mais cedo forem corrigidos e trabalhados para a eliminação do vício, mais fácil será a prevenção de doenças na coluna.

Os exercícios físicos contribuem e muito para evitar lesões e também ajuda a corrigir problemas já detectados, pois os músculos mais fortes, treinados e com uma boa flexibilidade conseguem proteger a coluna, diminuindo assim os riscos de lesões.

As pessoas que sofrem com problemas na coluna devem começar imediatamente um trabalho de musculação para fortalecer os músculos que na maioria das vezes estão flácidos e relaxados, além de praticar muito alongamento para relaxar os músculos tensos e proporcionar maior flexibilidade, evitando assim possíveis lesões em quedas e movimentos bruscos.

Algumas atividades física trazem imensos benefícios sem causar nenhum risco de impacto sobre as articulações e coluna vertebral, como por exemplo, a natação e a hidroginástica.

É muito importante que as pessoas tenham consciência de como preservar a sua saúde, pois sempre há uma resposta positiva ou negativa para tudo que fazemos e atitudes erradas e vícios ruins trarão mais cedo ou mais tarde muito problemas na saúde. Por isso, cuide constantemente da sua alimentação, pratique atividades físicas regularmente e mantenha sempre uma boa postura em todas as atividades diárias e o seu corpo irá agradecer e muito.

Para a prevenção de problemas na coluna é necessário estar consciente sobre como está a sua postura o tempo todo, ao caminhar, ao assistir TV, ao dormir, ao estudar, ao mexer no computador, ao trabalhar, ao lavar louça e tudo mais, corrigindo sempre a curvatura das costas e ao ficar em pé, não se esqueça de distribuir o peso sobre ambas às pernas.

Ao levantar peso muita gente relaxa, mas isso é um enorme perigo para a coluna, pois ao levantar qualquer peso tome muito cuidado, ficando de cócoras, flexionando os dois joelhos e pegando o objeto e levantando sempre com a coluna reta e mantendo o objeto apoiado ao corpo.

Para aquelas pessoas que praticam atividade física intensa os cuidados devem ser redobrados, pois existem exercícios que apresentam uma maior probabilidade de apresentar contusões, principalmente àqueles que são praticados de forma exagerada.

Procure sempre estar alongando a coluna sempre após ficar sentado muitas horas e depois de ter pegado algum peso.

A execução dos exercícios de academia deve ter sempre uma orientação de um profissional experiente no assunto, pois quando os movimentos são executados de maneira errada eles acabam prejudicando a coluna e deixando um músculo mais fortalecido do que o outro e não há nenhum tipo de trabalho de compensação.